Cuidado com o Ego.

Todo mundo tem, ou pelo menos já teve, um amigo  egocêntrico. Às vezes não é nem na maldade, seu amigo pode ser egocêntrico por criação, sem nem perceber que está sendo. Normalmente pessoas bonitas demais agem dessa maneira. Estão acostumadas, desde pequenas, a serem o centro das atenções e a receberem mil e um elogios. A culpa não é delas, afinal, esse é o mundo em que elas vivem desde que nasceram. Por isso escrevo esse texto como um alerta pra você parar e refletir se é assim ou não.

Eu, como boa leonina, adoro ser o centro das atenções. Mas me policio muito para não apagar o brilho do outro. Todo mundo merece brilhar, e por mais tímida e reservada que a pessoa seja, nunca é ruim receber um elogio.

Quando falo em apagar o brilho do outro, não é exatamente acabar com o momento de glória dele. Às vezes ele nem tem um momento de glória. Só quero pedir que, pelo amor de deus, deixe a coitada da pessoa falar sobre ela mesma uma vez na vida! Uma das características mais marcantes dos egocêntricos é não saber ouvir e/ou falar sobre outras coisas que não envolvam eles mesmos.

Para tudo existe um momento certo. Tem hora que precisamos desabafar, mas tem hora que precisamos ouvir o desabafo de alguém e por mais que seja um saco, é melhor fazer o que gostaríamos que fizessem com a gente. Escute a pessoa. Dê conselhos. Ofereça um ombro amigo, às vezes isso nem vai te tomar muito tempo. Você pode até dar conselhos se baseando em experiências pessoais mas CUIDADO PARA NÃO PERDER O FOCO.

Um exemplo clássico é aquela pessoa, que vê que você está triste e resolve te perguntar: o que houve? Você, todo feliz que conseguiu um ombro amigo, começa a abrir o coração e contar tudo para ela, esperando ouvir palavras de sabedoria que te façam sentir melhor. Mas quando você percebe, o assunto está totalmente voltado a essa pessoa e, se bobear, quem está aconselhando ela é você.

Duvido que isso não tenha acontecido com vocês pelo menos uma vez na vida. E é muito irritante. Falo isso, pois egocentrismo em excesso me cansa. Pode ser a pessoa mais interessante da face da terra mas se só falar dela mesma, cansa.

Se você disser que está com dor de cabeça, o egocêntrico dirá que tem um tumor no cérebro. Se contar uma história engraçada do seu cachorro, ele vai dar um jeito de mostrar que o cachorro dele é bem pior. Seu pai morreu e você vai contar pro egocêntrico? Relaxa… Ele vai falar que o pai dele também morreu ou no mínimo vai começar a falar sobre o quanto ele ficaria mal se o pai dele morresse. E sabe aquele tombo horrendo que você tomou na balada? O egocêntrico tomou um bem pior no meio da rua.

Portanto, egocêntricos, aprendam a ouvir mais e falar menos. Comecem a prestar mais atenção nos outros, e na necessidade deles em receber um pinguinho de atenção quando se sentem carentes disso.

A vida para ambos será bem melhor e o seu brilho só tende a aumentar, #ficadica. 😉

22 Comentários

Arquivado em Comportamento, Fatos da vida, Relacionamentos

22 Respostas para “Cuidado com o Ego.

  1. Swdezerbelles

    Rê, muito bom esse seu post.. Haha é mesmo, qm ñ conhece alguém egocêntrico? eu conheço pessoas assim, minha melhor amiga tem uns momentos de ego “inflado”.. no início eu me irritava mais, mas agora sei lá, acostumei e qndo ela começa a “viajar no próprio umbigo”, devido a intimidade eu já dou um toque, mando baixar a bola, e dá certo (as vezes).. pelo menos eu tb falo.. rs
    Concordo que o problema ñ seja dessas pessoas, talvez da criação, do tipo de amizade desde a infância, enfim..

    O pior de tudo é o caso do desabafo, nesses momentos geralmente vc está de fato querendo alguém com quem dividir algo e ter que aguentar o ego do outro é dose, acaba que desanima de numa prox vez conversar com aquela pessoa.

    Essa semana passei por isso, no fim já estava eu comentando e tentando resolver não o meu problema e sim o dela. Fico injuriada com isso! Realmente CANSA e como cansa. Mas pela amizade a gente releva, vai alertando (o que ela acha até bacana, pois já reconheceu o “problema”) e vai se entendendo. Acho que amizade é isso!

    Bem, ameii o post, já estava sentindo falta deles. Beeijo

  2. Li o texto e lembrei de mta gente assim.. e tbm como está escrito.. não foi por mal ou querer ser melhor, mas já aconteceu pior ou melhor comigo do q quando me contaram e eu falei.. aquelas coisas sem sentido tipo.. eu fiquei dois dias acordado.. AH EU FIQUEI TRES! (se alguém já falou isso pra vc, tem sequelas cientificamente comprovadas) Egocentrismo? Espero estar certo em dizer q todo mundo já passou por isso, tem q passar, o importante é se ligar e não tornar o ego maior q a vida.. dá um google no Steven Seagal o ego dele o faz qse voar…
    Como tantos outros esse foi ótimo txt Hemingway! Parabéns! Beijos!

  3. John,
    valeu pelo comentário! Vou procurar saber mais sobre o Hemingway, já que você disse que meus textos te lembram ele 🙂

    Swdezerbelles,
    pronto, postei! hehehe, foi você que me pediu no Twitter né? A vida anda corrida, mas fiquei feliz que você gostou do post (já que ele tem uma pegada meio diferente dos outros). Beijão!

  4. G.

    Muito bom o post!
    Todo mundo já passou por uma situação dessas uma vez na vida (ou muitas), mas é mais incrível que vc consegue ter essa visão e se policiar pra isso! 🙂

  5. Pingback: Tweets that mention Cuidado com o Ego. « Loucuras da Mente de um Biscoito -- Topsy.com

  6. Fica a dica pra galera.

    =*

  7. Swdezerbelles

    Hahaha Fui eu mesma, já estava sentindo falta dos posts. Então, mesmo com essa pegada diferente, gostei.. tah aprovada, rsrs. É algo que faz a gente pensar e avaliar tudo a nossa volta. Beeeijo

  8. Dan

    Ei Renata,infelizmente[?] tenho certos “amigos” que não tem o hábito de escutar. Acho que,por parte,é uma parte responsabilidade minha,por dar tanta abertura e não dizer sobre tal incomodo.
    Já fiz isso uma vez,a pessoa continuou na mesma,e a amizade morreu por falta de reciprocidade.
    Reciprocidade é tudo!

    Ah,tu já viu o filme 500 Days of Summer? Fiz uma reflexão sobre sentimentos a partir dos lances do filme. Não necessariamente precisa ter visto o filme pra entender o texto.Daí convido você e seus leitores para darem uma passadinha por lá.Eu ficaria muito grato =)
    ps: o endereço é http://www.anothercharliebrown.blogspot.com

  9. Verdade, concordo com quase tudo isso que você falou, só discordo quando você diz que nunca é ruim receber um elogio: tem a situação de quando o elogio é desqualificado, tipo assim, um diretor de cinema faz um filmaço incrível todo complicado e aí um adolescente anencéfalo (que só vê filme com explosões) diz que o filmaço incrível é realmente incrível (na verdade o adolescente só quer parecer cabeção pra impressionar outra pessoa, ou pra impressionar o próprio diretor). Mas enfim, concordo totalmente com seu post, e acrescento que o ego é um peso, tem que tomar cuidado pra ele não se tornar esmagador e nem ser leve demais pra soprado pra longe. Se bem que, com um tipo de treinamento (meditação), perder o ego pode ser uma coisa boa. Perder o ego é uma via para (ou da) Iluminação (dos budistas).

  10. Andre Leal,
    concordo plenamente com a sua colocação. Receber elogios não sinceros, vazios, que são dados só por dar, realmente não acho válido e prefiro nem receber. Um beijão!

  11. Que tua “voz” ecoe e alcance muita gente.
    O mundo é feito de pessoas. Precisamos aprender a enchergar e entender que a vida não é um filme onde “eu” sou o protagonista e os outros meros coadjuvantes.
    Todos somos protagonistas. Cada um com sua história.
    Seu fã declarado.
    Cadu.

  12. Mais uma vez, um assunto do cotidiano, que parece ser tão simples, mas que as vezes passa desapercebido… Rê, é vc mesmo que faz os desenhos? Gostei pacas…

  13. Fernando,
    sim, sou eu que faço os desenhos todos do blog! Que bom que alguém gosta e repara, hehehe 🙂
    Esse post por exemplo, ficou escrito por quase um mês até eu ter tempo de fazer a ilustraçãozinha. Sei que não é pra tanto, mas eu tava procrastinando mesmo, hehe fiquei feliz com o elogio! Beijos!!

  14. Existe uma linha tênue entre o egocêntrico e o megalomaníaco. Difícil dizer onde fica este limite. Mas o pior de tudo é que este assunto é como mau hálito: A pessoa tem que ser muito, mas muito mas muiiito amiga mesmo pra chegar na cara (no caso do bafo, nem tão perto) e dizer a verdade. Porque dizer certas verdades são complicadas e relativas…vai que o egocêntrico resolve esticar o assunto, né? rs Tenho um amigo (mas este é doido mesmo) que jura de pé junto que namora uma atriz global. Enfim, diga-me com quem andas, que lhe direi quem és! Ainda bem que não acredito em ditos populares! (eu hein!). Nos dias de hoje, saber ouvir é uma arte! Beijos e obrigado pela vista no meu blog!

  15. Bibi

    Nossa eu tenho uma amiga assim….jesuuuis e como isso e chato,o problema e que ela e amigona,chega ate se engracado…..
    Eu: Migaaaa ana que vem compro um carro!!!!!!
    Ela:Pois vo fica com a minha moto e ano que vem compro um carro…eeebaaa
    Eu:Miga tirei minha sobrancelha!!!!!!
    Ela:Nossa mais ela ta meio tortinha aqui…vai onde eu tiro….
    0O…..\O/
    Bjos pra vc gosto muito dos seus posts….

  16. EM PRIMEIRO LUGAR, ADOREI O NOME DO TEU BLOG…GRANDE SACAÇÃO ! RS
    O ego, bah , esse maldito, tb pode ser usado a nosso favor. Sem ele fica difícil sobreviver. Mas precisamos ter controle sobre ele ( não é fácil , não!). Sobre este assunto, tenho uma amiga “fera” neste assunto. Recomendo seu blog : rzmarca.blogspot.com
    Acabei de ler um livro maravilhoso que trata do nosso frágil e complicado “eguito”, chamado O PODER DO AGORA ,do Eckhart Tolle. Maravilhoso!
    Parabéns pelo blog. Vou ficar de olho. bjo

  17. debondan,
    sabia que eu ODEIO o nome do meu blog? Acho muito grande e idiota 😦 Inclusive, nas melhorias que pretendo fazer nele, o nome do blog com certeza mudará! Fico feliz que tenha gostado, mas ele é um pouco um estorvinho na minha vida. hehehe… Vou dar uma olhada no blog da sua amiga, valeu pela dica! Beijos!

  18. Putz, egocêntricos deviam pagar imposto em dobro.
    Gostei do blog.

    abrass

  19. Agatha

    que blog mara…alguém que fala minha língua…rsss…parabéns..vai passar a ser leitura diária….rsss

  20. Pingback: Depois dos Quinze » Blog Archive » Agenda

  21. Eu sou egocêntrica sei q não é legal, mas eu sou sem saber e tô tentando me policiar. =x =D

  22. Nossa…me identifiquei muito com seu texto….será que é pq também sou leonina?Das vezes….rs!
    Meu lema é: Deixe a glória para os outros. Faz bem sabe…e tipo nos torna maior do que podemos ser.
    Beijos!!

Deixe um comentário